Será que a iluminação pode influenciar no rendimento em ambientes corporativos? Como a iluminação natural e artificial podem contribuir com a saúde e bem estar nesses ambientes de trabalho? Como a diferença da iluminação pode ambientar os espaços dentro de uma corporação? E qual o impacto final na produção desses trabalhos?  

Uma diferença entre a iluminação natural e a artificial é a dinâmica na intensividade luminosa e na temperatura de cor que a luz natural apresenta. De maneira geral, aceita-se que estas alterações da iluminação natural tenha uma influência positiva no humor e estimulação, além de existirem evidências que indicam as influências positivas que podem ser duplicadas com a iluminação artificial dinâmica. Por exemplo, no inverno, um projeto de iluminação adequado pode compensar a falta de iluminação natural nessa estação. A luz artificial, portanto, pode muito provavelmente compensar a diferença de luz natural incidente num ambiente.

Percebemos a importância da luz artificial para reequilibrar o grau de conforto visual principalmente no inverno, quando a trajetória do sol é mais curta e mais baixa, portanto diminuindo a incidência solar e reduzindo o tempo de exposição a luz natural.

A corporação é um grupo de pessoas que agem juntos para alcançar metas e objetivos. O atual crescimento de indivíduos que exercem atividades em espaços corporativos tem como efeito diversas condicionantes que influem no desempenho desses trabalhos, desde fadiga visual, stress ao esforço físico. A medida que a iluminação vai se adequando ao posto de trabalho, fatores importantes como segurança, saúde e bem estar tendem a aumentar propiciando ambientes com conforto e produtividade, visto que, é preciso seduzir os profissionais com espaços de trabalho cada vez mais flexíveis, integrados e humanizados.

Além das evidentes diferenças de áreas de atuação, nos espaços corporativos também são encontradas necessidades distintas conforme os requisitos para a tarefa visual. Nos setores administrativos as condições de conforto visual tendem a ser diferentes de setores como atendimento e espaços comuns (refeitório, cozinha, descanso).